Câmara aprova oito projetos sobre segurança e Justiça

15/05/2008 - 00:21  

A Câmara aprovou nesta quarta-feira oito projetos de lei sobre segurança pública e Justiça. Entre eles, está o que tipifica crimes sexuais contra crianças e adolescentes e o seqüestro-relâmpago. Um dos principais textos votados é o que acaba com a possibilidade de novo julgamento em caso de pena maior de 20 anos decidida pelo Tribunal do Júri.

Foi aprovado ainda o monitoramento eletrônico dos condenados em regime semi-aberto. A maior parte dos projetos ainda será encaminhada para votação no Senado.

Saldo positivo
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, disse que a Casa mostrou sintonia com a sociedade ao aprovar nesta noite os projetos. Segundo ele, a Câmara aproveitou bem, pelo segundo dia seguido, o fato de a pauta estar desobstruída.

Chinaglia deu ênfase ao fim dos recursos contra penas elevadas do Tribunal de Júri. Se a medida já estivesse em vigor anteriormente, poderiam ser evitados casos como a revisão da pena do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, acusado de mandar matar, em 2005, a missionária norte-americana Dorothy Stang. Ele havia sido condenado, mas foi absolvido em um segundo julgamento.

"A aprovação deste projeto mostra que a Câmara já havia percebido a falha na lei. Esse fato lamentável [a revisão do julgamento] provocou indignação da sociedade e a Câmara está em sintonia com esse sentimento", disse Chinaglia.

Ele ressaltou, também, a importância da aprovação do aumento no rigor contra os crimes sexuais. "Esses projetos por si só não resolvem os problemas, mas aperfeiçoam a legislação. Foi uma bela noite para a Câmara", concluiu.

Veja os detalhes dos projetos votados:
Câmara aumenta rigor contra crimes sexuais
Tribunal do Júri passa a ter novos prazos e regras
Projeto aprovado tipifica crime de seqüestro-relâmpago
Infração de adolescente poderá ser considerada em pena
Entrada ilegal de celular em presídio passará a ser crime
Condenado terá monitoramento eletrônico
Texto aprovado muda regras para apresentação de provas
Seqüestro de bens vai incluir bens em nome de terceiros

Reportagem – Eduardo Piovesan e Idhelene Macedo
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.