Política e Administração Pública

Governo propõe secretaria do futebol e do torcedor

29/08/2008 - 10:29  

O Projeto de Lei 3620/08, encaminhado pelo Executivo, cria a Secretaria Nacional de Futebol e da Defesa dos Direitos do Torcedor, dentro da estrutura do Ministério do Esporte. Segundo o governo, a nova secretaria terá grande importância, pois o futebol, além de representar um patrimônio cultural, constitui uma atividade empresarial geradora de emprego e renda, que pode contribuir para o crescimento econômico do País.

A nova secretaria terá como principais competências planejar, desenvolver, acompanhar e monitorar as atividades no âmbito do futebol, apoiando ações ligadas a eventos de grande porte, estimulando parcerias entre entidades governamentais e agentes privados, e incentivando a criação de uma estrutura esportiva moderna e capaz de receber competições esportivas internacionais.

Copa de 2014
O novo órgão público, diz a exposição de motivos do Executivo, será de fundamental importância para a realização da Copa do Mundo de Futebol 2014, e fortalecerá a candidatura brasileira aos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos de 2016. "A ordem de grandeza dos investimentos nacionais para abrigar a Copa deverá ser de grandes proporções", lembra o governo.

Hoje, o Brasil é o quinto maior mercado esportivo do mundo, movimentando cerca de R$ 3 a 4 bilhões por ano. O faturamento dos clubes depende da cobertura da televisão, dos patrocínios e da arrecadação com bilheteria. "Por isso, a ação do Estado deve enfatizar o estímulo à organização, à qualidade da infra-estrutura, aos processos de segurança, dentre outros aspectos importantes que balizam o desporto." O governo ainda considera importante aperfeiçoar o marco legal do setor, a partir da revisão de práticas e do aperfeiçoamento da legislação relacionada às entidades da administração esportiva, autoridades locais, responsáveis pela segurança e ordem pública, e no que se refere à defesa dos torcedores.

Monitoramento das torcidas
De forma a dar cumprimento às obrigações legais advindas do Estatuto do Torcedor, acrescenta a exposição de motivos, será necessário criar mecanismos que garantam os direitos por ele assegurados. "Para tanto, urge implementar algumas medidas, como a revitalização ou modernização dos estádios de futebol, o desenvolvimento de banco de dados nacional das torcidas organizadas e seus membros, o monitoramento e controle das torcidas organizadas dentro dos estádios, a instalação de equipamentos de segurança, como catracas especiais e câmeras, a destinação de espaços específicos a cada torcida e o policiamento especializado", explica o governo.

Assim, conclui a exposição de motivos, a estrutura do Ministério do Esporte requer uma nova especialização organizacional, tendo em vista o caráter profissional e a magnitude da cadeia produtiva e econômica relacionada ao futebol, e o respeito aos compromissos internacionais assumidos pelo País.

Para fazer face à nova despesa, no exercício de 2008, o governo esclarece que não haverá necessidade de alocação de recursos orçamentários adicionais, "dado que os cargos que vão compor a nova secretaria já foram remanejados para o Ministério do Esporte, estão ocupados, e a despesa anual correspondente está prevista no Orçamento".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Para sindicatos, mudança na Lei Pelé só beneficia clubes
Projeto isenta clubes de pagar por uso de áreas da União
Câmara instala Comissão Especial da Lei Pelé
Comissão aprova proibição de bebida alcoólica em estádios
Futebol: Chinaglia apóia benefício para campeões do mundo
Turismo aprova fim da pena de jogos com portões fechados

Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3620/2008

Íntegra da proposta