Direito e Justiça

Comissão aprova criação de 188 cargos no TRT do Maranhão

19/12/2007 - 20:41  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou hoje a criação de 124 cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, com sede em São Luís (MA), conforme previsto no Projeto de Lei 2406/07, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Desse total, são 119 cargos de servidores efetivos (67 analistas e 52 técnicos) e 5 cargos em comissão. A proposta ainda cria 64 funções comissionadas.

O relator, deputado Paulo Rocha (PT-PA), destaca trecho da mensagem do TST, segundo a qual a Justiça trabalhista do Maranhão se encontra abaixo da média em número de funcionários, aí já incluídos inclusive os servidores requisitados de outros órgãos e os terceirizados. A proposta de criação de novos cargos passou pelo crivo do Conselho Nacional de Justiça.

Aumento
Segundo o parlamentar, a jurisdição da 16ª Região sofreu considerável aumento com o advento da Lei 10.770/03, acarretando assim um acréscimo da cobertura trabalhista de 81 municípios para 185, do total de 217 municípios do Maranhão.

Ele ainda considera a evolução tecnológica como um outro fator que contribuiu para a defasagem de pessoal naquele órgão, por causa do aumento de ações recebidas desde sua criação em 1989, a partir do desmembramento da área jurisdicional pelo TRT da 7ª Região, no Ceará.

O parlamentar ressalta ainda dados estatísticos que "demonstram que houve um acréscimo de quase 100% na demanda de ações protocoladas, para um acréscimo de apenas 25% no quadro de servidores". Com a aprovação dos novos cargos, o deputado acredita que aquele órgão desempenhará "suas funções de maneira satisfatória, tornando a Justiça trabalhista no Maranhão mais célere e ao alcance de todos".

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CCJ aprova racionalização de recursos no TST
Finanças aprova criação de cargos no TRT do Rio
CCJ aprova mais juízes para TRT do Ceará
Aprovados novos cargos e funções no TST
Câmara aprova elevação de funções comissionadas para TRT
Câmara aprova criação de cargos para TRT da 23ª Região
Trabalho aprova cargos para TRT do Espírito Santo
Trabalho aprova criação de 270 cargos no TRT de Goiás
Trabalho aprova funções comissionadas para TRT de Recife

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.