Direito e Justiça

CCJ aprova racionalização de recursos no TST

14/12/2007 - 16:07  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem três das quatro emendas do Senado ao Projeto de Lei 4732/04, do Poder Executivo, que restringe a possibilidade de recursos de revista, meio pelo qual o Tribunal Superior do Trabalho (TST) uniformiza sua jurisprudência, balizando decisões divergentes. O objetivo é racionalizar o sistema recursal na Justiça do Trabalho e torná-la mais rápida.

As três emendas são de redação e não alteram a essência do projeto. O relator, deputado Gerson Peres (PP-PA), manifestou-se pela constitucionalidade, juridicidade e pela boa técnica legislativa da proposta.

Limites
De acordo com o texto aprovado, a parte derrotada em processos trabalhistas na segunda instância - correspondente aos tribunais regionais do Trabalho sediados nos estados e no Distrito Federal - só poderá recorrer ao TST, em Brasília, se o valor da causa for igual ou superior a 60 salários mínimos (R$ 22,8 mil), sem exceções.

A única emenda do Senado que promovia alteração substancial no projeto - e que foi rejeitada pela comissão - permitia recursos para causas inferiores a 60 salários mínimos se fosse contrariada súmula do TST ou no caso de violação direta da Constituição Federal.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite recurso de revista nas causas abaixo de 40 salários mínimos (R$ 15,2 mil) somente se a decisão do tribunal regional contrariar súmula do TST ou, de maneira clara e direta, dispositivo da Constituição.

Tramitação
O projeto ainda será votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Trabalho aprova emendas a projeto para descongestionar TST
Câmara aprova depósito prévio para recurso trabalhista
Câmara aprova redução de recursos em ações trabalhistas

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.