Consumidor

Comissão aprova prazo para crédito telefônico pré-pago

19/12/2007 - 17:32  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que estabelece um prazo mínimo de seis meses para a validade dos cartões de celulares pré-pagos. O texto aprovado também proíbe o bloqueio do aparelho pré-pago para recebimento de chamadas até um ano depois da última ativação de crédito.

Os prazos foram definidos pelo substitutivo do deputado Ratinho Junior (PSC-PR) ao Projeto de Lei 618/07, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), aprovado pela comissão no último dia 12.

Sem limite
O projeto original não limitava a validade dos cartões, mas Ratinho Junior considerou essa redação comprometedora ao sistema. "A validade infinita dos créditos e a impossibilidade de bloqueio certamente provocariam desequilíbrio e aumento nos custos para todos os usuários", acredita o relator. "Não é concebível, por exemplo, imaginar que, uma vez ativado, porém sem uso, um telefone pré-pago possa ficar dez, vinte ou trinta anos sem qualquer restrição", acrescentou.

Tramitação
O projeto segue para análise, em caráter conclusivo, das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão permite cancelamento de celular em caso de furto
Defesa do Consumidor rejeita cadastro para celulares GSM
Comissão aprova uso de torre de celular por polícias
Comissão aprova vinculação de linha a aparelho de celular

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.