Ciência, tecnologia e Comunicações

Defesa do Consumidor rejeita cadastro para celulares GSM

08/11/2007 - 17:28  

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou ontem o Projeto de Lei 1388/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que obriga as empresas de telefonia móvel que operam no padrão GSM a manter cadastro de informações dos consumidores e dos aparelhos de celular. A votação seguiu o parecer da relatora, deputada Tonha Magalhães (PR-BA).

A relatora reconheceu a necessidade de inibir o roubo de celulares, conforme o objetivo da proposta. No entanto, ela considera ineficaz que a iniciativa seja realizada por meio de uma lei ordinária, que pode levar anos para entrar em vigor, sobretudo diante da velocidade do desenvolvimento da tecnologia.

A relatora observa também que a legislação em vigor já trata do assunto, seja exigindo o cadastramento de celulares pré-pagos, seja pela exigência de que as operadoras identifiquem as fraudes na prestação de serviços. Ela cita ainda o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), mantido e alimentado pelas operadoras de telefonia, que tem por finalidade impedir a reutilização de telefones celulares furtados, roubados ou extraviados, independentemente da tecnologia que utilizam.

Tramitação
A proposta será analisada ainda pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, seguirá para o Plenário.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.