Congresso aprova recomendações sobre mudanças climáticas

13/12/2007 - 18:06  

O Congresso acaba de produzir um documento com sugestões para reduzir as emissões brasileiras de gases de efeito estufa e minimizar os impactos das mudanças no clima. A Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas aprovou, nesta quinta-feira, seu relatório final, que traz um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo desde março, além de várias propostas práticas a serem adotadas pelas diversas instâncias de governo.

Um dos eixos principais é a adoção de estratégias para eliminar o desmatamento. De acordo com o senador Renato Casagrande (PSB-ES), autor do relatório, essa é a maior fonte de emissão de gases do efeito estufa, chegando, junto com as queimadas, a 75% da emissão.

Combate ao desmatamento
Casagrande avalia que o governo brasileiro tem que ser ambicioso em dar velocidade à implementação de um programa de combate ao desmatamento em parceria com estados e municípios, com políticas de incentivo a quem preserva. O objetivo, segundo o parlamentar, é fazer com que o debate internacional considere o desmatamento evitado como possibilidade de entrar no mecanismo de desenvolvimento limpo para gerar créditos de carbono. "Há uma série de ações que precisam ser desenvolvidas nessa área", ressalta.

O relator também sugere o fortalecimento dos institutos de pesquisa e a adoção de mecanismos que possam medir a emissão de gases poluentes por veículos, além do estímulo ao transporte público. O relatório também reúne as preocupações de especialistas com os novos investimentos em termelétricas a carvão e apresenta sugestões para a ampliação de incentivos a fontes renováveis de energia, como a eólica e a biomassa.

Comissão permanente
O presidente da comissão mista, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), destacou que o relatório vai servir como base para os trabalhos parlamentares em 2008. Ele defendeu que o grupo seja transformado em comissão permanente. "Estamos satisfeitos com essa primeira fase dos trabalhos. A comissão pretende e deve deixar de herança para os futuros parlamentares uma estrutura de debate sobre mudanças climáticas, que é um tema permanente", disse.

A comissão pretende promover, na próxima semana, uma audiência pública com os representantes do governo que participam, em Bali, da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O encontro acontece desde o dia 3 de dezembro e termina nesta sexta-feira (14).

Recomendações e prioridades
Criada em março deste ano, a Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas realizou 31 reuniões e audiências públicas, nas quais foram ouvidos cerca de 80 especialistas. O relatório final apresenta 37 recomendações aos Executivos federal, estaduais e municipais e sugere prioridade para a aprovação de cinco projetos que tramitam no Congresso e tratam de medidas para reduzir os impactos das mudanças no clima. A comissão pretende encaminhar requerimento à Mesa Diretora do Congresso pedindo a prorrogação dos trabalhos até junho de 2008, para permitir o acompanhamento das recomendações incluídas no relatório.

Notícias anteriores:
Comissão aprova apoio à preservação privada de florestas
Câmara defende meta de redução de gases em evento da ONU
Câmara é primeiro Parlamento carbono neutro do mundo
Meio Ambiente aprova política de mudanças climáticas
Parlamentares vão conferir exploração de florestas em 2008
Comissão aprova diretrizes para negociar emissão de gases
Debatedores cobram ação do Brasil sobre mudança climática

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Simone Ravazzolli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.