Câmara é primeiro Parlamento carbono neutro do mundo

10/12/2007 - 18:22  

Mogi das Cruzes (SP) - A Câmara iniciou hoje o plantio de 12 mil árvores nativas da Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O plantio, que transforma a Câmara no primeiro Parlamento "carbono neutro" do mundo, vai servir para compensar os gases de efeito estufa emitidos pela Casa nos últimos dois anos.

Segundo o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o plantio de mudas de espécies nativas faz parte de um conjunto de ações da Casa em favor do meio ambiente que podem servir de modelo para os demais parlamentos. Entre essas ações, ele citou a aprovação de projetos de lei e de acordos internacionais e a adoção de medidas pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Casa (EcoCâmara), como economia de água e energia, reciclagem e redução de resíduos.

Compromisso
Chinaglia disse que essas medidas também podem servir de inspiração à sociedade em geral. "Se cada indústria, atividade agrícola ou cidadão tiver esse compromisso, creio que o mundo vai se transformar para melhor mais rapidamente." Segundo o presidente, a Câmara pode fazer pressão para proteger áreas estratégicas, como a Amazônia, e para prevenir, denunciar ou obrigar outros poderes e a iniciativa privada a cumprir a legislação ambiental. "As mudanças climáticas colocam em risco a própria humanidade. Não podemos assistir passivamente a essa marcha da insensatez", disse.

Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o primeiro bioma a ser beneficiado pelo projeto da Câmara, que também vai contemplar os demais biomas do País. A segunda etapa do plantio ocorrerá no Cerrado. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A entidade levantou a quantidade de carbono de responsabilidade da Câmara jogada na atmosfera: 2,5 mil toneladas por ano, referente ao consumo de energia, à produção de resíduos e ao uso de combustíveis fósseis (transporte aéreo e terrestre de parlamentares).

Incentivo às crianças
As declarações de Chinaglia foram feitas após a cerimônia em uma área do reservatório Ponte Nova, no município de Salesópolis, próximo a Mogi das Cruzes. O evento foi acompanhado por cerca de 150 crianças da rede pública de ensino e de projetos de entidades sociais. "Com as crianças, estamos plantando a preocupação com o meio ambiente, o que nos dá segurança de que as novas gerações terão mais consciência do que as anteriores", disse. Os deputados Dr. Talmir (PV-SP) e Marcelo Almeida (PMDB-PR) também participaram do evento.

A estudante Bárbara Letícia dos Santos, de 9 anos, plantou uma árvore pela primeira vez. Ela disse que pretende repetir a iniciativa e convencer seus familiares a fazer o mesmo. "A importância de plantar uma árvore é grande, pois assim não poluímos a cidade."

Leia mais:
ONG elogia rapidez da Câmara na área ambiental

Notícias anteriores:
Câmara assina compromisso de plantar 12 mil árvores
Câmara tem iniciativas para economizar água e luz
Gestão ambiental do Legislativo é modelo, diz Serraglio
Câmara apresenta compromisso com ações ecológicas
Câmara apresenta programa de gestão ambiental
Câmara será o primeiro Parlamento Carbono Neutro do mundo

Reportagem - Mônica Montenegro/enviada especial a São Paulo
Edição - Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.