Ministro diz que carteira vai banir torcedor violento dos estádios

15/04/2009 - 12:52  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que a carteira de identificação vai permitir que o torcedor violento seja banido dos estádios. "Eu trabalho com a lógica de banir do estádio quem vai provocar tumulto. Para isso, nós precisamos saber quem está assistindo aos jogos naquele momento", afirmou ele.

A localização desses torcedores (já identificados na entrada dos estádios) seria feita por câmeras. Segundo o ministro, o monitoramento por câmeras já é feito com sucesso nos estádios do Pacaembu e do Morumbi, em São Paulo, e pelo Beira Rio, em Porto Alegre.

Efeito contrário
Os deputados Silvio Torres (PSDB-SP) e Jô Moraes (PCdoB-MG) manifestaram preocupação com a possibilidade de criação do cadastro de torcedores e questionaram se ele não teria efeito contrário ao proposto, ou seja, dificultar o acesso aos jogos de futebol, principalmente pelos torcedores eventuais (como turistas) e pessoas que não são vinculadas a torcidas organizadas.

O ministro disse que está aberto a dialogar com o Congresso sobre os melhores mecanismos para facilitar o acesso dos torcedores, mas reafirmou os pontos do cadastro que considera positivos.

Disse que, por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, os ingressos poderão ser vendidos em casas lotéricas, que somam 9 mil unidades em todo o País.

O ministro participa de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para discutir o Projeto de Lei 4869/09, do Poder Executivo, que reformula o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/03). A reunião está sendo realizada no plenário 5.

Reportagem – Geórgia Moraes /Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.