Trabalho, Previdência e Assistência

CFêmea: domésticos cumprem em média 54 horas de trabalho por semana

19/10/2011 - 15:39  

A diretora do CFêmea, Natália Mori Cruz, afirmou há pouco que as empregadas domésticas trabalham em média 54 horas semanais, quando a Constituição Federal estabelece o limite máximo de 44. Ela participa neste momento do debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, que revoga o parágrafo único do art. 7 da Constituição para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores.

Ela defendeu a aprovação da proposta e disse que a mudança vai beneficiar oito milhões de trabalhadores domésticos em todo o País. "A Constituição Federal, tida como uma constituição cidadã, permitiu essa desigualdade de direitos. Só essa categoria ficou isenta de uma série de direitos trabalhistas. O que justifica uma categoria não ter uma jornada de trabalho estabelecida?", questinou.

O encontro é promovido pela Comissão Especial criada para estudar o assunto e dar parecer à PEC, e conta com a participação de representantes de diversas organizações da sociedade civil.

O encontro ocorre no Plenário 12.

Continue acompanhando essa cobertura.

Reportagem Jaciene Alves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 478/2010

Íntegra da proposta