Segurança

Pousos e decolagens poderão ser filmados de três ângulos

06/05/2008 - 11:30  

O Projeto de Lei 2787/08, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), propõe que os pousos e decolagens no País sejam filmados de pelo menos três ângulos diferentes e gravados em vídeo. O texto muda o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86).

O deputado lembra que, desde o acidente com um avião Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas, em 17 de Julho de 2007, percebeu-se a importância das câmeras de vigilância nos aeroportos. "As imagens gravadas no momento do pouso da aeronave acidentada estão sendo utilizadas como uma das principais fontes de informação dos processos investigativos", disse Ratinho Júnior.

Ele afirma que, sem as imagens produzidas pelas câmeras do circuito interno do aeroporto, as autoridades perderiam uma prova fundamental para a apuração dos fatos. "Com as imagens, poderemos contribuir para a segurança dos procedimentos, além de facilitar o trabalho de apuração de incidentes e acidentes que porventura ocorram nesses locais", argumenta.

O deputado avalia que as imagens servirão como mais um instrumento para avaliar as condições em que ocorrem os pousos e decolagens, principalmente nos momentos em que seja necessário decidir pela abertura ou fechamento da pista.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Anac e Aeronáutica garantem que Congonhas está mais seguro
Familiares de vítimas de vôo da TAM pedem apoio da Câmara

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2787/2008

Íntegra da proposta