Cidades e transportes

Aprovada política nacional de segurança para barragens

24/06/2009 - 17:59  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem em caráter conclusivo proposta que obriga o Poder Executivo a instituir a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O objetivo é dotar o Poder Público de um instrumento permanente de fiscalização das mais de 300 mil barragens existentes no País, destinadas à acumulação de água e rejeitos urbanos e industriais.

O texto acatado pela CCJ é o substitutivo ao Projeto de Lei 1181/03 que foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em novembro de 2007. O relator, deputado João Magalhães (PMDB-MG), apresentou uma emenda apenas para adequar o texto às normas de redação legislativa.

A proposta original, de autoria do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), define diretrizes de segurança para construção de barragens de água e de aterros para contenção de resíduos líquidos industriais. Se não houver recurso assinado por 52 deputados para votação pelo Plenário, o PL 1181/03 será remetido diretamente para o Senado.

Diretrizes
O substitutivo estabelece diretrizes para a construção de novos reservatórios e determina que o empreendedor é o responsável legal pela sua segurança e inspeção periódica. A PNSB garantirá à população atingida pelo reservatório o direito de se manifestar sobre as ações preventivas e emergenciais.

A matéria também obriga o Executivo a instituir o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, com dados de todos os reservatórios existentes no País e das medidas de segurança adotadas em cada um deles.

Os deputados presentes à votação destacaram a importância da proposta, aprovada um mês depois que o rompimento da barragem Algodões I, na cidade de Cocal da Estação (PI), deixou mais de 2 mil desabrigados e oito mortos.

Características
De acordo com o texto aprovado na CCJ, é considerado barragem o reservatório que apresente pelo menos uma das seguintes características: capacidade de armazenamento igual ou superior a três milhões de litros; altura igual ou maior a 15 metros da fundação ao topo da parede; tanque para contenção de resíduos perigosos ou considerados potencialmente danosos em termos econômico, ambiental e social.

Dependendo do uso da barragem, a fiscalização das ações de segurança ficará a cargo do órgão que outorgou o direito de uso do curso de água, do que autorizou a exploração de potencial hidráulico, do que forneceu a licença ambiental para instalação e operação da indústria, ou do que outorgou o direito de exploração mineral.

Plano de segurança
Segundo o texto aprovado, cada reservatório terá um Plano de Segurança da Barragem (PSB), que identificará o empreendedor da obra, os dados técnicos e a qualificação dos profissionais da equipe de segurança. Os responsáveis pelas barragens já existentes terão prazo de dois anos, a partir da publicação da lei, para elaborarem o PSB.

Nos casos de acúmulo de líquidos perigosos, como rejeitos da indústria química, o PSB conterá um Plano de Ação Emergencial (PAE), detalhando o que será feito, por exemplo, em caso de rompimento do reservatório. Uma cópia do PAE deverá ser entregue à prefeitura da localidade onde a barragem for construída. Os dois planos deverão ser elaborados pelo empreendedor da obra, a quem caberá informar à entidade responsável pela fiscalização qualquer mudança na capacidade do tanque.

Notícias relacionadas:
Agricultura aprova medidas de redução do impacto de hidrelétricas
Direitos Humanos protesta contra prisão de atingidos por barragem
Atingidos por Barragens cobram mais apoio do Estado
Comissão rejeita seguro obrigatório para barragens
Meio Ambiente aprova regras de segurança em barragens

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre