Política e Administração Pública

Agricultura aprova medidas de redução do impacto de hidrelétricas

28/11/2008 - 15:14  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (26), projeto que obriga os proprietários e concessionários de represas geradoras de energia elétrica situadas em cursos d`água a adotarem medidas que reduzam o impacto do empreendimento em atividades econômicas desenvolvidas rio abaixo (jusante).

A proposta foi aprovada na forma de substitutivo do deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) ao Projeto de Lei 5972/05, do ex-senador Teotônio Vilela Filho, e cita a pesca e a aquicultura entre as atividades que devem ser protegidas.

Estudo ambiental
O texto aprovado permite ainda que as medidas de proteção sejam sugeridas pelo empreendedor e que constem dos estudos de impacto ambiental exigido. Em ambos os casos, a autorização será concedida pelo órgão ambiental competente. O descumprimento das medidas poderá provocar multas ao empreendimento, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

A lei atual determina que o proprietário ou concessionário de represas em cursos d`água (de qualquer natureza) é obrigado a tomar medidas de proteção à fauna determinadas pelo órgão competente, independentemente da localização do empreendimento.

Compensação financeira
O projeto original previa a possibilidade de haver compensações financeiras aos produtores afetados pela represa, mas Silvestri retirou essa possibilidade de seu substitutivo porque não haveria "previsão constitucional para que seja pago a pessoas físicas qualquer tipo de compensação financeira pela implantação de empreendimentos dessa natureza".

Tramitação
O projeto – já aprovado na Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável – tramita em regime de prioridade e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Meio Ambiente aprova medidas compensatórias em represas
Critérios da Aneel para usinas desagradam produtores
Amazônia discute participação popular na gestão das águas
Ambientalista alerta para risco de hidrelétrica no Cerrado
Atingidos por barragens cobram mais apoio do Estado

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5972/2005

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre