Trabalho, Previdência e Assistência

CCJ aprova PEC que destina recursos tributários para casa popular

08/04/2009 - 16:39  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (7) a Proposta de Emenda à Constituição 285/08, que amplia os recursos destinados a moradias populares. A PEC vincula 2% das receitas da União e de 1% das receitas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios aos Fundos de Habitação de Interesse Social. Pela proposta, os recursos estarão vinculados durante 30 anos ou até a eliminação do déficit habitacional.

A proposta foi apresentada à Câmara pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Angela Amin (PP-SC), Zezéu Ribeiro (PT-BA), Fernando Chucre (PSDB-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Luiz Carlos Busato (PTB-RS), Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Nelson Trad (PMDB-MS).

A CCJ analisou a PEC apenas quanto à sua admissibilidade. O relator, deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), recomendou sua aprovação. "A proposta é fundamental na medida em que o déficit habitacional brasileiro atingiu quase 8 milhões de residências em 2006, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas", afirmou Pereira.

Tramitação
A PEC será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Movimentos sociais apóiam PEC da moradia popular
PEC vincula recursos para habitação social

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.