Deputados da base aliada apoiam fim do fator previdenciário

07/04/2009 - 20:14  

Quase todos os deputados presentes à audiência pública desta terça-feira contrariaram o relator do Projeto de Lei 3299/09, deputado Pepe Vargas (PT-RS), e o ministro da Previdência, José Pimentel, e apoiaram o fim do fator previdenciário sem nenhuma contrapartida para balancear as contas do INSS.

"Estamos com a responsabilidade de que a Previdência seja sólida e permanente, mas eu defendo a extinção do fator previdenciário, sim, devido ao achatamento do valor das aposentadorias que ele provoca", afirmou Acélio Casagrande (PMDB-SC).

"Estranho um ministro que foi deputado do PT, que foi contrário ao fator previdenciário, vir aqui hoje defendê-lo", criticou Luciana Genro (Psol-RS). "É evidente que a fórmula do fator é o inferno para os trabalhadores que precisam se apresentar, em especial para aqueles que começaram a trabalhar mais cedo", afirmou.

Irredutível
O deputado Zonta (PP-SC) foi irredutível quanto à questão. "Não tem como nos convencer de que o fator previdenciário tem que continuar. Tem que tirar", defendeu, sob aplausos dos sindicalistas presentes.

Para FéliX Mendonça (DEM-BA), o projeto do Senado corrige parte de um sistema perverso. "Vou votar contra o fator previdenciário", antecipou. Jô Moraes (PCdoB-MG) constatou que "acabar com o fator previdenciário é uma coisa praticamente unânime".

Os deputados concordam estudar, porém, com uma solução intermediária, como o fator 95/85 proposto pelo relator. No entanto, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) não vê com bons olhos essa saída: "Eu acho que o sistema da soma está ultrapassado. Só deve ser usado se não se encontrar uma solução melhor", afirmou.

Situação delicada
Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a aprovação do fim do fator previdenciário no Senado colocou a Câmara numa situação delicada politicamente, porque dificilmente algum deputado vai votar contra o projeto. "Se depender desse modesto deputado, a proposta será aprovada".

Hauly afirmou que a aprovação do fator previdenciário e o consequente ajuste das contas da Previdência fez parte do pacote de medidas que promoveram a estabilidade econômica do País que, segundo ele, é a razão de o Brasil estar resistindo em meio à crise econômica internacional.

Para o deputado do PSDB, o relator, deputado Pepe Vargas, está em uma situação política difícil. "O senhor está tentando arrumar uma saída política, mas essa fórmula [o fator 95/85] não me convence", afirmou.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.