Economia

Deputados vão conhecer experiências energéticas da Espanha

30/03/2009 - 18:40  

Responsável pelo terceiro maior parque de energia eólica (originária dos ventos) do mundo, a Espanha recebe, nesta semana, uma comitiva de parlamentares e autoridades brasileiras para uma série de visitas às suas instalações energéticas. Em viagem a convite do governo espanhol e de empresários do setor, deputados, senadores, governadores e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, permanecem no país europeu até sexta-feira.

O presidente da Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), integra a comitiva e avalia que a viagem será importante para a discussão do relatório do colegiado. Segundo ele, o grupo visitará o centro nacional de energias renováveis, o setor de controle da rede elétrica da Espanha e laboratórios de energia solar.

A comissão, instalada em junho de 2008, analisa um marco regulatório para incrementar o uso de energias alternativas, como a gerada pelos ventos.

Investimentos
A falta de um marco regulatório para o setor eólico no Brasil tem afastado investidores. Empresários da área reclamam também que o Plano Decenal de Expansão de Energia 2008/2017 prevê um incremento tímido da energia eólica, que passaria de uma participação de 0,3% na matriz energética, em 2008, para 0,9% em 2017.

Enquanto a Espanha encerrou o ano passado com uma capacidade instalada de mais de 16.700 megawatts de energia eólica, o Brasil totalizou o período com apenas 341 megawatts. Ainda assim, os brasileiros, segundo o Conselho Global de Energia Eólica — que representa as principais empresas do setor —, foram os únicos da América Latina a ampliar seu parque no ano passado, com mais 94 megawatts instalados.

Notícias anteriores:
Comissão quer ouvir ministro sobre licenciamento ambiental
Fontes renováveis: comissão apresentará sugestões ao governo
Congresso deve definir leis sobre energia eólica, aponta conselho
Comissão rejeita benefício para produtor de energia eólica

Reportagem - Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.