Cidades e transportes

Congresso deve definir leis sobre energia eólica, aponta conselho

03/02/2009 - 21:30  

O Brasil pode tornar-se um ator importante do mercado mundial de produção de energia eólica, mas para isso é preciso que o Congresso Nacional defina um marco regulatório capaz de atrair investimentos privados para o setor. Foi o que afirmou nesta terça-feira o secretário-geral do Conselho Global de Energia Eólica, Steve Sawyer, em audiência pública promovida pela comissão especial da Câmara que estuda uma nova legislação para as fontes renováveis de energia.

O Conselho Global de Energia Eólica é uma entidade internacional integrada pelas empresas que desenvolvem essa fonte de energia nas várias regiões do planeta.

Steve Sawyer observou que a demanda energética do Brasil está crescendo cerca de 5 mil MW/ano, e assim não poderá ser satisfeita apenas pelo aumento da produção de energia hidrelétrica. Dentre as fontes que disputam esse espaço de expansão, previu Sawyer, as principais são a fóssil e a eólica.

Ele aconselhou o Brasil a optar pela eólica, para aproveitar as condições climáticas favoráveis e ganhar em qualidade ambiental, no crescimento econômico, na geração de emprego e inclusive na exportação de tecnologia.

Segundo Sawyer, o marco regulatório é uma questão em aberto, pois varia de país para país. Mas um ponto, diz ele, é essencial: as empresas precisam ter uma garantia de longo prazo – pelo menos 20 anos – de mercado efetivo para suas vendas de energia. Ou, como disse na audiência o diretor-executivo da Greenpeace no Brasil, Marcelo Furtado, de "acesso prioritário à rede de distribuição de energia".

Perdendo o bonde
Marcelo Furtado lamentou que, dez anos atrás, o Brasil tenha deixado de fazer a opção que deveria ter feito pela energia alternativa, em especial pela energia eólica. "O resultado é que estamos perdendo o bonde da história", advertiu. Segundo Furtado, enquanto outros grandes países emergentes, a China e a Índia, avançaram bastante e hoje têm grandes empresas nesse setor, o Brasil permanece patinando.

A produção de energia eólica no Brasil começou a crescer nos últimos anos, a partir das contratações realizadas no âmbito do Programa de Investimentos em Infraestrutura de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). Mas ainda está num nível incipiente. A capacidade instalada atingiu 340 megawatts (MW) em 2008 e nos próximos anos deve chegar a 1,4 mil MW (cerca de 1,5% da nossa matriz energétrica, que está em 103 mil MW), quando se concretizarem todas as contratações já feitas dentro do Proinfa.

"O Nordeste brasileiro pode transformar-se em uma grande Itaipu de ventos", previu Marcelo Furtado, destacando as condições climáticas favoráveis da região. Ele criticou duramente o projeto do governo de investir R$ 8 bilhões em energia nuclear. "É um investimento burro, porque trata-se de tipo ultrapassado de energia", afirmou.

Outro expositor foi o secretário-executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Pedro Perreli, que revelou ter recebido uma boa notícia de autoridades do governo federal: o Proinfa vai ter continuidade, não será desativado como temiam muitos ambientalistas. O representante da Abeeólica insistiu na necessidade de o Congresso votar ainda em 2009 uma nova legislação que permita a expansão da energia eólica na matriz energética brasileira.

Rápida expansão
Steve Sawyer apresentou estatísticas que mostram que a produção mundial de energia eólica triplicou entre 2003 e 2008 – a capacidade instalada subiu de 40 mil para 120 mil MW. Mas esse crescimento expressivo foi todo concentrado na Europa, América do Norte e Ásia, deixando de fora a América Latina e a África.

O Brasil ocupa uma posição discreta – o 24° lugar – no ranking mundial dos produtores de energia eólica. O primeiro lugar é dos Estados Unidos, com 25 mil MW, seguido por Alemanha, China, Espanha e Índia. Com apenas 340 MW, o Brasil fica muito atrás, por exemplo, de Portugal, que, embora muito menor e com muito menos vento, produz 2,8 mil MW.

Na América Latina, porém, o Brasil é líder, com mais da metade de toda a produção continental. O México, segundo colocado, produz só 85 MW. Além disso, o Brasil foi o único país latino-americano que em 2008 expandiu sua produção.

Obama
O presidente da comissão, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), indagou o que se pode esperar do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em relação ao apoio à energia alternativa. Sawyer respondeu que, pela qualidade das pessoas que estão indo trabalhar no governo, ou mesmo fazer lobby em Washington, é provável que mudanças significativas ocorram. "Pela primeira vez na vida, eu acho que sim, nós podemos", parodiou Sawyer.

Leia mais:
Para Mendes Thame, energia eólica pode competir com outras fontes

Notícias anteriores:
Comissão rejeita benefício para produtor de energia eólica
Professor pede programa de eficiência energética no País
Casa popular precisa ter aquecedor solar, diz especialista
Empresas temem tarifa maior para custear energia renovável
Governo quer mais investimentos em energia alternativa
Energia: ministério diz que hidrelétricas são prioridade

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.