Agropecuária

Agricultura mantém pesca profissional em rios pequenos

10/11/2008 - 20:07  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou, na semana passada, o Projeto de Lei 3048/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que pretende proibir a pesca profissional nos cursos de água com menos de 50 metros de largura.

O relator, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), observou que a proposta prejudica o setor de pesca e aqüicultura. Além disso, acrescentou, já existem mecanismos suficientes que visam a proteção ambiental e a sustentabilidade.

"Cerca de meio milhão de pescadores profissionais encontram-se em atividade, e o setor abrange aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros empregados. A pesca e a aqüicultura têm grandes possibilidades de expansão, implicando crescimento econômico, empregos e segurança alimentar", destacou.

Lopes ressaltou ainda que a matéria não leva em conta a sazonalidade de muitos rios brasileiros, como se verifica na Amazônia, no Pantanal, no semi-árido e em outros biomas.

Como é atualmente
Normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já proíbem a pesca profissional de determinadas espécies ou em rios e bacias específicas. A legislação atual proíbe a atividade nos lugares e épocas interditados; em locais onde o exercício da pesca cause embaraço à navegação; com dinamite e outros explosivos comuns ou com substâncias que, em contato com a água, possam agir de forma explosiva; com substâncias tóxicas; e a menos de 500 metros das saídas de esgotos.

Tramitação
O projeto já foi rejeitado na outra comissão que analisou o mérito, a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Se houver recurso assinado por 1/10 dos deputados, a proposta será analisada pela CCJ e poderá ser votada em plenário.

Notícias anteriores:
Meio Ambiente mantém pesca profissional em rios pequenos
Comissão inclui pescador artesanal em pesca profissional
Proposta cria categorias para licença de pescador
Comissão aprova proibição de chumbo em materiais de pesca

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre