Agropecuária

Comissão aprova suspensão de desmatamento na Amazônia

18/08/2008 - 17:45  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta-feira (13) proposta que suspende por um ano as autorizações de desmatamento na Amazônia Legal e proíbe a implantação de assentamentos rurais no local até que seja concluído o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da região.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O relator, deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), recomendou a rejeição do Projeto de Lei 2795/03, do ex-deputado Confúcio Moura, e a aprovação dos PLs 5398/05 e 986/07 — ambos do deputado Sarney Filho (PV-MA) —, que estavam apensados.

Durante a suspensão dos desmatamentos, serão revistos os procedimentos necessários para a aprovação de planos de manejo. De acordo com o substitutivo, apenas as pequenas propriedades rurais estarão de fora da suspensão. A aprovação de novos planos de manejo florestal sustentável passará a depender da comprovação de titularidade e da localização do imóvel.

Política concreta
Marcelo Serafim acredita que o texto tornará a política ambiental mais concreta. "Hoje ocorrem mudanças sucessivas de regras e de gestores e operações midiáticas da Polícia Federal em conjunto com o Ibama e com o Ministério Público sem que, de fato, haja uma mudança de postura em relação à política ambiental", avalia.

O deputado sugeriu a rejeição do PL 2795/03, que concede terras públicas da Bacia Amazônica para a exploração florestal por meio de manejo sustentável, porque ele já estaria contemplado na Lei de Gestão de Florestas Públicas (11.284/06).

Tramitação
Os projetos, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisados ainda pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Plantio em dobro poderá se tornar pena para quem desmatar
Comissão dará apoio a proposta da SBPC para a Amazônia
Parlamento Amazônico quer sustentabilidade da região
Programa destinará recursos para quem preservar florestas
Ministro anuncia três novas reservas na Amazônia
Comissão aprova política para preservação de florestas
Câmara aprova área maior para fazendas na Amazônia
Relator vai revisar parecer sobre reposição de florestas
Meio Ambiente aprova controle de desmatamento na Amazônia

Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2795/2003

Íntegra da proposta