Política e Administração Pública

Proposta acaba com empréstimos consignados

06/06/2008 - 13:30  

O Projeto de Lei 2848/08 revoga a Lei 10.820/03, que institui o desconto de prestações em folha de pagamento para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - o chamado empréstimo consignado. O autor da proposta, o deputado licenciado Rômulo Gouveia, afirma que, apesar de ter ampliado o crédito no País, a medida levou as famílias de menor renda a se endividarem.

Entre os fatores negativos da modalidade de crédito, Gouveia destaca o longo período de comprometimento de parte da renda mensal, juros elevados e a incidência de taxas e encargos adicionais. "Muitas instituições financeiras empregam métodos questionáveis de captura de clientes, mostrando as supostas vantagens do mecanismo e ocultando suas desvantagens", observa o parlamentar.

Rômulo Gouveia menciona ainda a incidência de fraudes envolvendo principalmente aposentados. "Uma vez que os ajustes promovidos pelo Executivo na regulamentação da matéria não têm conseguido impedir os abusos, é chegada a hora de pôr fim ao instituto do crédito consignado", acredita.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita teto para juros do crédito consignado
Quitação de empréstimo consignado pode ser regulamentada
Doenças podem suspender desconto de empréstimo consignado
Proposta exige assinatura em empréstimo consignado

Reportagem - Maria Neves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2848/2008

Íntegra da proposta