Saúde

Câmara comemora Dia Internacional da Yoga

24/06/2019 - 19:08  

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Yoga, comemorado em 21 de junho. A data pretende conscientizar as pessoas sobre os benefícios da yoga, prática ancestral nascida na Índia que visa à ampliação da consciência e da espiritualidade e melhora da saúde global por meio da adoção de um novo estilo de vida.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Internacional do Yoga. Apresentação de dança indiana com Maria Vilarinho - Mirabai
Apresentação de dança indiana durante a sessão solene

Em discurso lido em Plenário, o presidente Rodrigo Maia ressaltou que, no Brasil, desde 2017, a yoga foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). “A expectativa é de que cada vez mais pessoas colham benefícios da prática de yoga. É a principal razão pela qual autoridades públicas de diferentes países vêm apoiando sua difusão”, afirmou.

A presidente do Instituto Laya Yoga no Brasil, Nadir Hilger, destacou que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a principal causa de incapacitação para o trabalho em todo mundo. “Vocês têm noção da gravidade disso? Eu estou convencida de que a forma mais eficaz, rápida e barata de converter esse quadro é com yoga”, ressaltou.

Yoga no SUS
O coordenador das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, Daniel Amado, afirmou que 78% dos municípios brasileiros registram a oferta de práticas integrativas no SUS, e mais de 16 mil estabelecimentos de saúde ofertam pelo menos uma das 29 práticas complementares. “O yoga já é ofertado em mais de 100 cidades brasileiras, onde foram registradas uma média de mais de 30 mil sessões de yoga por ano de forma gratuita, para garantir acesso para quem mais precisa e assim contribuir para a promoção da saúde”, relatou.

Para o médico José Ruguê, especialista medicina ayurvédica (que visa a harmonia entre corpo, mente e alma), as práticas integrativas, como yoga e ayurveda, auxiliam no tratamento de doenças degenerativas e crônicas. “Os tratamentos naturais são mais eficientes, mais benéficos, têm menor custo e menor efeito colateral. Isso está provado cientificamente, então nós temos que trazer isso aqui”, afirmou.

A deputada Érika Kokay (PT-DF), que solicitou a solenidade, destacou a importância da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Felicidade - Frente Holística, lançada em maio deste ano. “Na frente parlamentar holística temos o objetivo de democratizar o conhecimento e promover a incorporação dessas práticas no cotidiano dos brasileiros, buscando a atenção dos profissionais de saúde e o respaldo das comunidades acadêmicas e científicas”, ressaltou.

História da data
O Dia Internacional da Yoga coincide com o Solstício de Verão no hemisfério Norte, que é o dia mais longo do ano e tem significado especial em muitas partes do mundo. De acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento da yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro guru.

Reportagem - Carolina César
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.