Política e Administração Pública

Residentes brasileiros em Honduras criticam governo do Brasil

01/10/2009 - 16:43  

Tegucigalpa - A missão externa da Câmara em Honduras se reuniu há pouco com nove representantes da comunidade brasileira residente no país, que apresentaram um manifesto com sete pontos todos em protesto contra o fato de o presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya estar sendo "hospedado pelo Itamaraty na Embaixada brasileira na capital hondurenha".

Há duas semanas, Manuel Zelaya está abrigado na embaixada brasileira. A instituição corre o risco de ser invadida pelo novo governo hondurenho. De acordo com os residentes brasileiros, o governo do Brasil não levou em consideração o bem-estar de seus familiares e de seus bens e empresas ao tomar essa decisão "sem precedentes na política externa do Brasil."

Participam da missão externa da Câmara os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Janete Rocha Pietá (PT-SP), Claudio Cajado (DEM-BA), Bruno Araújo (PSDB-PE) e Maurício Rands (PT-PE).

Assembleia Nacional
Os deputados da comissão externa ficaram de se reunir novamente, após os encontros que terão em seguida com autoridades de Honduras, com o mesmo grupo de brasileiros residentes no país, para retomarem as discussões.

Neste momento, os deputados brasileiros estão reunidos com a Mesa Diretora da Assembleia Nacional, que é unicameral e composta por 128 integrantes eleitos pelo voto popular para mandato de quatro anos.

Depois, os parlamentares ainda vão verificar as condições em que se encontra a embaixada brasileira.

Reportagem - Rodrigo Bittar/Enviado especial a Honduras
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.