Diretor garante que Abin não tem equipamentos de grampo

20/08/2008 - 17:10  

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, garantiu que a Abin não tem equipamentos de escuta telefônica nem faz nenhum tipo de monitoramento ilegal. Ele ressaltou que o relacionamento entre a Abin e a Polícia Federal é intenso, inclusive com o treinamento de servidores da PF.

Lacerda afirmou, no entanto, que o pessoal da agência não está autorizado a dar treinamento de grampo para servidores de outros órgãos. Ele convidou os deputados a conhecerem de perto o trabalho da Abin.

Operação Satiagraha
O diretor admitiu que conhece há oito anos o delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, e disse que ele é um dos brilhantes servidores da Polícia Federal. Mas reafirmou que Protógenes não o procurou para obter a participação da Abin na operação Satiagraha. "Os contatos foram feitos diretamente pelo delegado com outros oficiais da Abin com quem ele já havia trabalhado."

Lacerda lembrou que a Polícia Federal tem mais de 140 mil inquéritos em andamento e que nem sempre a colaboração para as investigações é formalizada em documentos. "Muitas vezes os contatos são feitos diretamente entre servidores de mesmo nível, em órgãos diferentes", assinalou.

A reunião prossegue no plenário 10.

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.