Frente recebe 18 mil assinaturas pelo voto aberto

17/10/2007 - 15:44  

A Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto recebeu há pouco, no salão Verde, um abaixo-assinado com 18 mil assinaturas de cidadãos favoráveis à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 349/01), que acaba com as votações secretas no Congresso, nas assembléias legislativas e nas câmaras de vereadores. As assinaturas foram colhidas de março a setembro, em 13 estados do País.

A iniciativa partiu do consultor de informática Wagner Marins de Carvalho, que mora em São Paulo. Segundo ele, a idéia começou na comunidade virtual Orkut e logo tomou as ruas, com a adesão de várias pessoas.

Vagner explicou que o movimento não é ligado a qualquer entidade ou partido político. De acordo com ele, o grupo é formado por donas de casa, profissionais liberais, trabalhadores, estudantes e desempregados.

Surpresa agradável
O coordenador da frente, deputado Ivan Valente (Psol-SP), disse que vai protocolar o abaixo-assinado na Mesa da Câmara assim que a Ordem do Dia tiver início. Segundo o deputado, a iniciativa foi uma surpresa agradável e revela a insatisfação do cidadão que quer mais transparência no Congresso.

A PEC do Voto Aberto, que já foi votada em primeiro turno, está na pauta do Plenário. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, negocia acordo com os senadores para a aprovação da proposta em segundo turno.

Notícias anteriores:
Chinaglia vai negociar PEC do Voto Aberto com senadores

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.