Política e Administração Pública

Deputados se mobilizam por paz entre Israel e Palestina

03/10/2007 - 20:16  

A Câmara vai trabalhar por resultados concretos na nova conferência de paz entre palestinos e israelenses, prevista para novembro, nos Estados Unidos. O engajamento de deputados brasileiros no processo de paz foi articulado durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, realizada nesta quarta-feira.

O presidente da Comissão de Política do Conselho Legislativo da Palestina, Abdullah Abdullah, disse que o Brasil pode ter um papel mais efetivo para o sucesso da conferência ao exigir, por exemplo, que palestinos e israelenses cumpram à risca as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, a paz definitiva para o Oriente Médio só virá depois que Israel sair dos territórios palestinos, ocupados desde 1967.

Abdullah inclui o Brasil num "quarto lado" dos atores comprometidos em resolver o conflito no Oriente Médio. "O mapa político da paz tem quatro lados: Palestina, Israel, Quarteto [integrado por Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU, atuando como mediador] e uma força silenciosa, da qual o Brasil faz parte, que precisa aumentar a voz a fim de pressionar que todas as partes obedeçam a legislação internacional e as resoluções da ONU", afirmou.

Articulação política
Para que não se repita o fracasso da última conferência de paz, realizada no ano 2000 em Camp David (EUA) e coordenada pelo então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), defende que o novo encontro seja precedido de muita articulação política. "Espero que possamos, agora, fazer um processo preparatório que culmine em um encontro que traga resultados concretos de paz. Claro que nós sabemos que há vários obstáculos a serem removidos, mas eu identifico, tanto da parte de Israel, onde estive recentemente, como da parte dos palestinos, que ambos estão sinceramente engajados e dispostos a construir a paz", ressaltou.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, deputado Nilson Mourão (PT-AC), quer que o governo e o legislativo brasileiros entrem na mobilização internacional pelo sucesso da conferência de paz. "Nós pretendemos fazer uma conferência aqui no Brasil pela paz na Palestina, ao mesmo tempo em que estiver se realizando, em Washington, a conferência internacional. O Brasil pode conseguir apoios de muitos países, tanto da África quanto da Ásia e, sobretudo, aqui do continente latino-americano, para a causa da paz."

Mourão destacou que o grupo parlamentar tem o objetivo de ajudar na construção da paz no Oriente Médio, sobretudo com a solução da questão palestina. Ele acrescentou ainda que vai trabalhar pela obediência às resoluções da ONU e pela retirada de Israel dos territórios palestinos ocupados.

Refugiados no Brasil
Durante a audiência pública, Abdullah Abdullah agradeceu o Brasil por ter recebido, em setembro, 35 refugiados palestinos que viviam em péssimas condições na fronteira entre Jordânia e Iraque. Outro grupo de refugiados deve chegar ao Brasil até o fim do ano. A Comissão de Relações Exteriores pretende divulgar, nos próximos dias, um documento formal em apoio ao estado palestino independente e soberano.

Abdullah, que já foi vice-ministro das Relações Exteriores da Palestina e embaixador na Grécia, é ligado ao Fatah, grupo político moderado da Palestina, ao qual pertence o presidente, Mahmud Abbas.

No fim da reunião desta quarta-feira, Abdullah e a embaixadora da Palestina no Brasil, Mayada Bamie, presentearam o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Vieira da Cunha, com um presépio, que, segundo Mayada, "vale como um símbolo de paz".

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.