Agropecuária

Comissões debaterão política sobre mudanças no clima

04/04/2007 - 14:41  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública no dia 24 de maio, para discutir o Projeto de Lei 261/07, que estabelece uma política nacional de mudanças climáticas. Na avaliação do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que além de sugerir o debate é autor do projeto, quanto mais cedo o Legislativo propuser medidas para atenuar os riscos do aquecimento global, maior a probabilidade de reduzir as perdas.

De acordo com estimativas do economista inglês Nicholas Stern, o aquecimento global poderá causar, até o final do século, perdas econômicas, materiais e humanas equivalentes a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

A reunião será realizada em conjunto com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Desenvolvimento Urbano; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Convidados
Serão convidados, entre outros, os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto; o secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa; a coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Cristina Montenegro; e o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino Moura.

Notícias anteriores:
Audiência debaterá aquecimento global e biocombustíveis
Aquecimento prejudicará biocombustíveis, diz pesquisador
Internautas querem debate e cobram ação contra aquecimento
País reduziu emissões de carbono em 10% desde 1994
Governo pode apresentar meta de redução do desmatamento

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.