Política e Administração Pública

Deputados retiram assinaturas e pedido de CPMI do MST é arquivado

01/10/2009 - 15:54  

Quarenta e dois deputados federais pediram ontem a retirada de suas assinaturas do pedido para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar denúncias de repasses irregulares de recursos do governo federal ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com essas desistências, o requerimento para a criação do colegiado será arquivado.

Apesar de outros 27 deputados pedirem a inclusão de seus nomes ao grupo, no final das contas não foi possível obter o apoio mínimo necessário de 171 deputados federais exigido para a instalação da comissão. O documento obteve apoio de 168 deputados e 36 senadores.

O pedido de criação da CPMI chegou a ser lido ontem pela manhã em sessão do Congresso. Mas, como o regimento permite desistências até a meia-noite do dia em que ocorre a leitura, houve tempo para as retiradas.

Os autores do requerimento para criação da CPI foram a senadora Kátia Abreu (TO) e os deputados federais Onyx Lorenzoni (RS) e Ronaldo Caiado (GO) - todos integrantes do DEM.

Novo requerimento
Segundo Onyx, a busca por assinaturas para a criação da comissão não está encerrada. "Vamos apresentar uma nova proposta de CPMI, e vamos em busca das assinaturas, uma vez que já sabemos que temos 168 deputados firmes, pessoas de uma palavra só", concluiu.

*Matéria atualizada às 18h.

Notícias relacionadas:
Pedido de criação da CPMI do MST é lido no plenário do Congresso
Deputados e senadores pedem CPI para investigar MST

Da Redação/SR
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.