Política e Administração Pública

Orçamento participativo poderá valer em todo o País

25/07/2007 - 16:26  

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 22/07, do deputado José Linhares (PP-CE), que institui a obrigatoriedade de participação popular na elaboração da lei orçamentária anual (LOA) no âmbito da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. "A participação ativa da sociedade no processo orçamentário, e sua contribuição efetiva com demandas e sugestões, é um poderoso instrumento de fortalecimento da cidadania e da própria democracia em nosso País", avalia Linhares.

O projeto inclui como requisito obrigatório da lei de diretrizes orçamentárias - que traça as regras para elaboração do orçamento anual - a programação dos mecanismos e das condições para possibilitar a participação popular na definição dos gastos do ente federativo no ano seguinte.

O deputado disse que as experiências bem sucedidas de orçamento participativo em Porto Alegre, por exemplo, "representam saudável motivação para sua ampliação e institucionalização no nível nacional".

Tramitação
O projeto dependerá da maioria absoluta dos deputados para ser aprovado. Antes de ir a plenário, será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 22/2007

Íntegra da proposta