ANP: faltam recursos para descobrir novas reservas

11/07/2007 - 17:08  

Segundo o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, apesar de a legislação garantir recursos para pesquisas geológicas que permitiriam, por exemplo, a descoberta de novas reservas de petróleo, esses valores não têm sido repassados. "Há bastante tempo não recebemos esses recursos. Mais de 90% são contingenciados. O que sobra para fazermos os estudos geológicos é insuficiente".

Neste ano, foram liberados R$ 76,8 milhões para os estudos geológicos, o que representa apenas 2,9% do valor garantido em lei para a pesquisa. O diretor da ANP disse que a agência desenvolveu um plano qüinqüenal de desenvolvimento e pesquisa que apontou a necessidade de R$ 300 milhões para garantir a realização desses estudos.

Segundo ele, o Brasil conta com 6 milhões de km² de bacias sedimentares, mas a ANP conhece apenas 7% dessas bacias e está presente na prospecção de petróleo pelas concessionárias em apenas 3% desse total. "Precisamos avançar muito na prospecção de petróleo e, para isso, são necessários estudos muito caros, que precisam ser programados no longo prazo."

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.