Ciência, tecnologia e Comunicações

Defesa do Consumidor arquiva fiscalização sobre Anatel

23/04/2007 - 18:47  

A Comissão de Defesa do Consumidor decidiu, na quinta-feira (19), arquivar a Proposta de Fiscalização e Controle 32/00, sugerida pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE), com relação à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir da proposta, foi realizada uma auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e foram encaminhadas sugestões ao Ministério das Comunicações para modificar o processo de regulamentação em vigor na Anatel em 2000, quando foi apresentada a proposta.

Ferro indicou problemas na emissão de contas telefônicas que dificultavam o entendimento dos consumidores quanto aos serviços que estavam sendo cobrados, e os que efetivamente vinham sendo utilizados. O TCU fez uma análise de todo o processo de regulamentação do setor, de novas normas e da possibilidade de fiscalização da própria Anatel, e concluiu que seria necessária uma maior participação de instâncias de defesa consumidor no setor.

Arquivamento
O relator da proposta, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), recomendou o arquivamento dizendo que problemas a que se referia a fiscalização em 2000 tiveram encaminhamento e mudanças foram implantadas a partir da intervenção do TCU. "Sem prejuízo de que novas fiscalizações sejam feitas, podemos dar esta por concluída, já que os temas estão vencidos", justificou.

O vice-líder do PT deputado Carlos Zarattini (SP) tentou intervir no debate, defendendo a continuidade da fiscalização, mas foi convencido de que uma nova proposta seria necessária, apontando outras questões para investigação pelo TCU. Zarattini defendeu o acompanhamento permanente de agências reguladoras como a Anatel pela Câmara.

O presidente da comissão, deputado Cezar Silvestri (PPS-PR), garantiu que o atendimento aos consumidores e os serviços de telemarketing, principalmente, estão sob observação da comissão.

Notícias anteriores:
Comissão quer garantir comparação de planos de tarifas
Migração de pulso para minuto será gratuita, diz Anatel
Operadoras resistem a mudanças em contratos de telefonia
Comissão aprova ampla divulgação das tarifas telefônicas
Defesa do Consumidor aprova fiscalização da Anatel
Telefônicas e consumidores divergem sobre tarifas

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.