25/05/2017 16:23 - Direito e Justiça
25/05/2017 16:23 - Direito e Justiça
Corretores de seguros lotaram a Comissão de Finanças e Tributação, (nesta quinta-feira, 25), para assistir audiência pública que debateu a situação da Youse no mercado segurador. Os corretores reclamam que a empresa não é uma seguradora e que estaria vendendo a ideia de que o corretor não é necessário, pois o próprio consumidor seria capaz de personalizar e cotar o seu seguro.
Eles afirmam, no entanto, que, no início, a Youse nem divulgava que era da Caixa e que os planos são mais baratos porque oferecem poucas coberturas.
O diretor da Caixa Seguridade, Paulo Furtado, afirmou, porém, que a Youse é apenas uma plataforma digital da empresa.
"As grandes empresas estão indo para plataformas digitais, o e-commerce é uma realidade há muito tempo, e a área de serviços começa a se deslocar também para estas plataformas. E nós então tomamos a decisão estratégica de vender seguros na internet. Criamos a Arca Youse, que é uma plataforma de vendas da Caixa Seguradora."
O deputado Lucas Vergílio (SD-GO), que presidiu a reunião, questionou o diretor da Caixa Seguradora e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) sobre a situação jurídica da Youse:
"Se a Youse, para vocês, neste conceito, não é uma seguradora, por que então pedir um registro junto ao órgão regulador do mercado de seguros para constituir essa mesma entidade - pessoas, funcionários - como uma seguradora?"
O representante da Susep, Marcelo Camacho, confirmou que a empresa pediu o registro de seguradora, mas disse que o processo ainda não foi concluído.
Marcelo Blay, da Minuto Seguros, disse que vende seguros pela internet, mas que isso não pode ser completamente online. Segundo ele, é preciso disponibilizar funcionários para atender dúvidas, dar uma verdadeira aula para o consumidor para que ele entenda termos como sinistro e franquia.
Para a representante da Confederação Nacional das Seguradoras, Glauce Madureira, as plataformas digitais devem garantir ao consumidor o direito de ser atendido por um corretor, além de destacar as informações relevantes de cada produto.
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