Cidades e transportes

Deputado defende aprovação de projeto que baixa preço das passagens

09/07/2013 - 13:33   •   Atualizado em 09/07/2013 - 13:59

Na comissão geral que debate neste momento o transporte público, o deputado Armando Vergílio (PSD-GO) defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1927/03, que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), com o objetivo de baixar os preços das passagens, e da PEC 90/11, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que inclui o transporte no grupo de direitos sociais.

O deputado criticou o fato de a discussão ficar limitada à tarifa. “Mesmo com tarifa zero, andar em ônibus caindo aos pedaços é muito caro”, ponderou. Ele ressaltou, no entanto, que não se pode cobrar apenas dos empresários. "De nada adianta demagogicamente alguns governantes reduzirem as tarifas sem que haja uma definição sobre um planejamento estratégico de investimentos para o futuro".

Já o deputado Mendonça Filho (DEM–PE) lembrou que é preciso pensar no problema da mobilidade sob diversos aspectos, e não apenas nos ônibus. “A gente tem que conceituar e debater todas as formas de deslocamento, a começar pelas calçadas, as ciclovias, que sabidamente têm pouca prioridade nas politicas públicas”, disse.

Ele criticou o baixo nível de investimentos do PAC da mobilidade. Segundo o deputado, dos R$ 6 bilhões previstos, apenas R$ 2 bilhões foram realmente investidos até o momento. Mendonça Filho disse ainda que hoje só quem paga pelo transporte público são desempregados e autônomos. “Estudantes têm meia passagem, idoso tem isenção, empregado formal tem vale-transporte”, explicou ele, ao defender um debate claro e objetivo sobre quem paga o quê e quem subsidia o quê.

O debate prossegue no Plenário.

Continue acompanhando essa cobertura

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.