Segurança

Manifestantes lotam audiência pública sobre venda de armas

26/11/2014 - 15:39  

Cerca de 200 pessoas acompanham neste momento a audiência pública sobre o projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento (PL 3722/12), na comissão especial que analisa a polêmica proposta.

O presidente da comissão, deputado Marcos Montes (PSD-MG), que pediu a realização do debate, abriu a reunião dizendo que esperava uma discussão saudável e coerente. Momentos depois, em virtudes de manifestações contrárias e favoráveis da plateia, Montes pediu reforço da Polícia Legislativa para manter a ordem.

Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Secretário de Assuntos Legislativos -MJ, Gabriel de Carvalho Sampaio
Gabriel Sampaio foi interrompido diversas vezes por risos e vaias.

O presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, disse que não se busca propriamente a revogação do estatuto e sim a desburocratização da compra registro e do porte de arma de fogo.

“Não se trata de armar a população de forma descontrolada. Estão espalhando a mentira de que esta Casa não está discutindo o projeto. A proposta tramita há dois anos e já tivemos muita discussão sobre o tema”, afirmou.

Durante exposição contrária à proposta, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel de Carvalho Sampaio, foi interrompido diversas vezes por risos e vaias. “A maior proteção dada à população é aquela fornecida pelos órgãos de segurança pública”, disse.A audiência ocorre no plenário 11.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta