Segurança

Relações Exteriores recebe 150 alunos da Escola do Exército no Dia do Soldado

25/08/2014 - 17:13  

Divulgação/Exército Brasileiro
Defesa Nacional - Geral - soldados do Exército defesa fronteiras selva
Os alunos vieram conhecer o trabalho do Congresso Nacional e das comissões.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebeu, nesta segunda-feira (25), cerca de 150 oficiais do Exército. Eles são alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, que forma a cúpula militar brasileira.

Os alunos vieram conhecer o Congresso Nacional e os demais poderes federais. Na Câmara dos Deputados receberam informações sobre as atividades da comissão, que trata de assuntos como faixa de fronteira, direito militar e legislação de defesa nacional.

Hoje é comemorado o Dia do Soldado, data do nascimento do patrono da força militar, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Áreas de conflito
Os militares questionaram o deputado Izalci (PSDB-DF), que participou do evento, sobre diversos temas como o envio de tropas para áreas de conflito, cursos para militares e o conhecimento dos parlamentares sobre defesa nacional. “Temos um corpo técnico que responde todos os questionamentos dos parlamentares”, afirmou Izalci, em relação à Consultoria da Câmara.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/08/ultimas_20140825_tm_soldado.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/08/ultimas_20140825_tm_soldado.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça versão em aúdio desta reportagem.

De acordo com o comandante da escola, general Walter Stoffel, é fundamental o contato com o Legislativo para a formação de novos oficiais. “Eles não apenas adquirem técnicas e táticas para planejamento de operações militares, mas também têm uma visão mais ampliada de como funciona o nosso País nas diferentes áreas.”

Subcomissão
O deputado Izalci propôs a criação de uma subcomissão para defender os interesses dos integrantes das Forças Armadas na Câmara, em especial a destinação de mais recursos. “Eles, como militares, não podem ter sindicato, não podem fazer greve, então é preciso ter uma instituição que possa olhar por eles”, afirmou ao defender a existência do colegiado, dentro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.