Relações exteriores

Sessão solene comemora uma década da parceria estratégica Brasil-União Europeia

21/06/2017 - 22:03  

Divulgação/European Parliament
Relações Exteriores - geral - União Europeia bandeira mercado comum Europa
27 países fazem parte do bloco

A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira (21), em sessão solene, os 60 anos do Tratado de Roma que deu origem à União Europeia (UE), e os 10 anos de parceria estratégica do bloco com o Brasil.

A homenagem foi solicitada pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que ressaltou a importância do intercâmbio. “Essa parceria pressupõe intensa interlocução e consultas sistemáticas entre as instâncias decisórias e formuladoras de planos e políticas plurissetoriais”.

O deputado também disse que já foram firmados acordos nas áreas da educação, da cultura, do turismo, do meio ambiente e dos direitos humanos.

O embaixador da delegação da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, citou a evolução nos últimos anos da UE. “O aniversário de 60 anos é uma ótima oportunidade de olharmos para trás, há seis décadas era inimaginável a evolução que tivemos até hoje”, analisou.

Reciprocidade de investimentos
Cravinho ressaltou que a União Europeia é o maior bloco comercial do mundo e o maior doador de assistência ao desenvolvimento de ajuda humanitária.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão solene em homenagem aos dez anos da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia e aos Sessenta Anos do Tratado de Roma. (E) Dep. Eduardo Barbosa (PSDB-MG) recebe homenagem
Deputado Eduardo Barbosa recebe homenagem do embaixador da delegação da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho

O embaixador ainda lembrou dos fortes laços entre o Brasil e a União Europeia, e da reciprocidade de investimentos. “Temos características similares em termos de economia, política e cultura. Além disso, existe cada vez mais a reciprocidade do relacionamento. Somos o maior parceiro comercial do Brasil, e hoje, o Brasil é o nosso quinto maior investidor”.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou que o Brasil foi um dos primeiros países a firmar uma relação diplomática com o bloco europeu. Ele também citou que o País e a UE possuem desafios semelhantes em relação aos direitos humanos, às migrações, o comércio exterior e o desenvolvimento sustentável.

O Tratado de Roma foi assinado em 25 de março de 1957, e surgiu devido à fragilidade econômica que a Segunda Guerra Mundial deixou a Europa. No tratado é prevista a criação de um mercado comum, de união aduaneira, bem como o desenvolvimento de políticas comuns.

Desde 2007 foi acordado parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia, onde são propostas ações conjuntas em temas de direitos humanos, pobreza, meio ambiente, energia e estabilidade na América Latina.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.