Relações exteriores

Parlamento chinês quer intensificar cooperação com a Câmara

27/11/2014 - 13:57  

Zeca Ribeiro - Câmara dos Deputados
Visita da vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Popular Nacional e vice-ministra da Cultura da República Popular da China, Zhao Shaohua. Dep. Claudio Cajado (DEM-BA)
Zhao Shaohua conversa com o deputado Claudio Cajado

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebeu ontem e hoje de manhã uma comitiva do Parlamento chinês, liderada pela vice-ministra da Cultura e vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Popular Nacional da China, deputada Zhao Shaohua.

O Parlamento chinês quer intensificar a cooperação com a comissão e fortalecer a diplomacia parlamentar. De acordo com Shaohua, “o diálogo entre os parlamentos deve ser aprofundado para que a cooperação bilateral seja ainda mais intensa”.

Os parlamentares conversaram sobre as relações bilaterais Brasil-China, os projetos de cooperação econômica e comercial e outros assuntos de interesse dos dois países. O deputado Claudio Cajado (DEM-BA), integrante da comissão, destacou a importância do fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China como forma de aumentar o intercâmbio econômico e que poderá ter reflexo em diversas áreas, inclusive a social.

Já o presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Hugo Leal (Pros-RJ), demonstrou interesse na mobilidade urbana da China, que concentra os maiores conglomerados urbanos do mundo. Os chineses destacaram que a ferrovia é o grande meio de transporte daquele país, e que pode ser utilizada em qualquer tipo de geografia e variação climática. Zhao Shaohua falou sobre o interesse dos chineses em colaborar na construção da ferrovia transoceânica, que interligará o Atlântico ao Pacífico e na implantação de mais metrôs no Brasil.

Para Claudio Cajado, as relações entre Brasil e China vivem o seu melhor momento em 40 anos, e a comissão poderá exercer papel preponderante na ampliação dessa relação. “Há um entendimento suprapartidário no Congresso quanto à importância do relacionamento sino-brasileiro e a CREDN não economizará em seus esforços por contribuir com o aprofundamento destas relações”, afirmou.

A visita é parte da segunda reunião do Mecanismo Regular de Intercâmbio entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Popular Nacional. Durante o encontro foram debatidos temas como cooperação econômica e comercial, e investimentos em obras de ferrovias como modal para soluções em transporte.

Zhao Shaohua veio ao Brasil acompanhada pelos deputados Huang Rong, da Comissão de Finanças e Economia e Jing Wenchun, da Comissão de Relações Exteriores, que enviou ainda o seu diretor-geral do Departamento de Intercâmbios Internacionais, Xu Dong, e Yang Fan, da Divisão das Américas.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.