Relações exteriores

Projeto defende empresas brasileiras que sofrem restrições ao atuar no exterior

22/09/2014 - 13:34  

Divulgação
Deputado Arthur Oliveira Maia (SDD-BA)
Arthur Oliveira Maia: Estado brasileiro deve combater medidas que restrinjam a expansão das empresas nacionais.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7115/14, do deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que determina, com base no princípio da reciprocidade, a aplicação de medidas restritivas a empresas de países que adotarem postura discriminatória ou arbitrária contra companhias brasileiras que atuam no exterior.

O objetivo da proposta é assegurar a proteção de empresas nacionais e suas filiais, controladas ou subsidiárias contra atos, leis ou regulamentos praticados por outros países que, direta ou indiretamente, prejudiquem sua atuação no exterior.

O autor afirma que o comércio e os investimentos internacionais são fundamentais para o desenvolvimento das empresas brasileiras. “Regras e medidas editadas por qualquer Estado que restrinjam a expansão e o desenvolvimento de empresas brasileiras devem ser desestimuladas e combatidas pelo Estado brasileiro”, defendeu Oliveira Maia.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta