Política e Administração Pública

Debate político sobre prisão de Lula vira troca de ofensas em sessão prolongada

26/04/2018 - 00:09  

Assista ao vivo

Os deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Jorge Solla (PT-BA) trocaram ofensas durante a votação dos destaques da Medida Provisória 809/17, que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMbio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental.

O motivo da discussão é a obstrução dos petistas em protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os partidos de oposição protestam há três semanas contra a decisão, e o tema domina grande parte dos pronunciamentos do Plenário da Câmara. Moreira chegou a chamar o ex-presidente de “Lularápio”; Jorge Solla rebateu.

Mais cedo, petistas protestaram contra a decisão da Justiça de impedir que Lula seja visitado pelo médico para acompanhar o câncer na laringe que tratou há alguns anos. Deputados de partidos da base, no entanto, ressaltam que o ex-presidente deve cumprir a pena que lhe foi imposta.

Os deputados Delegado Éder Mauro (PSD-PA) e Zé Geraldo (PT-PA) também bateram boca.

Cadastro positivo
O clima da sessão também esquentou depois que o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), acusou parlamentares de terem recebido dinheiro para defender o projeto de lei (PLP 441/17) que altera o cadastro positivo para incluir obrigatoriamente os dados de pagamento de todos os consumidores e pessoas jurídicas. Esses dados serão repassados a birôs de crédito – como Serasa e SPC – e gerar uma nota para cada consumidor.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, exigiu que Valente encaminhe à Corregedoria da Câmara as provas e os nomes das pessoas que acusa de ter recebido dinheiro em troca de apoio.

Mais informações em instantes

Acompanhe a sessão também por meio do canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.