Política e Administração Pública

Parlamentares comemoram reparação política e moral

05/12/2012 - 16:18  

Secom
Solene mandatos cassados

Lígia Doutel de Andrade, deputada eleita pelo MDB de Santa Catarina e cassada pela ditadura, terá o seu mandato restituído simbolicamente na sessão solene da Câmara dos Deputados desta quinta-feira (6), o que considera como um ato de reparação política e moral.

“A cassação atingiu nossa dignidade de cidadãos e, por consequência, também a dignidade da Câmara”, define. “Por isso, eu vou à cerimônia com sentimento de júbilo e alegria cívica, agradecida a Deus por ter me poupado até agora e por poder ter vivido um pouco deste momento”. Ela diz nunca ter pensado que a restituição dos mandatos pudesse ocorrer.

Dos 173 deputados cassados, apenas 28 estão vivos. Marcelo Gato, outro homenageado, morreu na semana passada.

“Este é um momento muito especial para a sociedade brasileira, uma mensagem para que isso [ditadura] nunca mais ocorra no Brasil”, acrescenta Lígia. “O processo político, social e histórico é didático. Esse ato é uma consequência da evolução do processo”, conclui.

Arbítrio
Outro deputado que terá o mandato restituído é Antonio Francisco de Almeida Magalhães, eleito pelo MDB goiano. Para ele, a medida da Câmara corrige o arbítrio cometido contra os parlamentares.

“Eu soube que havia sido cassado ao ouvir o programa Voz do Brasil; nunca fui chamado para qualquer esclarecimento”, contou. “Depois de isso ter acontecido, será a primeira vez que irei novamente à Câmara”, acrescentou o ex-deputado, que vive em Brasília para explicitar as marcas da cassação em sua vida.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.