Meio ambiente e energia

Comissão de Brumadinho discute situações de barragens goianas

Deputada Flávia Morais afirma que o estado tem mais de 8 mil barragens que não são acompanhadas por nenhum órgão fiscalizador

25/03/2019 - 08:26  

A comissão externa de Brumadinho está hoje em Goiânia (GO) para avaliar a situação das barragens do estado. “De acordo com mapeamento feito por satélites em Goiás há 9 mil barragens, mas somente 230 foram cadastradas pela Secretaria de Meio Ambiente e 2,5% possuem licenciamento”, afirma a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que pediu a realização da audiência pública.

“As mais de 8 mil barragens irregulares não são acompanhadas por nenhum órgão fiscalizador, ou seja, atuam de forma clandestina”, critica.

Segundo Flávia Morais, as situações mais urgentes estão nos municípios de Crixás, Catalão, Maracá, Niquelândia, Barro Alto, Caldas Novas, São Simão, Caçu e Rio Verde.

Ainda segundo a parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental estão realizando uma força-tarefa desde o fim de janeiro para identificar todos os empreendedores e proprietários de terra que possuam barragens.

Flávia quer ouvir as autoridades e entidades envolvidas para recolher dados para elaboração do plano nacional de segurança de barragens.

Debatedores
Foram convidados para a audiência em Goiânia, entre outros, o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Goiás, Ailton Benedito de Souza; o comandante de Operações da Defesa Civil de Goiás, Coronel Leonardo Rodrigues de Afonseca; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis; o gerente regional da Agência Nacional de Mineração em Goiás, Dagoberto Pereira Souza.

O debate será realizado na Assembleia Legislativa de Goiás, a partir das 14h30.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.