Economia

Finanças aprova garantia de mercado para citricultores independentes

29/05/2017 - 19:17  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o Acordão nº 1.717/16, do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre oAdicional de Frete da Marinha Mercante e Fundo da Marinha Mercante elaborado em resposta PFC 39/2015 aprovada pela Comissão. Dep. Carlos Melles (DEM-MG)
O relator, Carlos Melles, ampiliou o percentual mínimo de compras de produtores independentes 

Proposta aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação  obriga as indústrias processadoras de laranja financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a comprar de produtores rurais independentes pelo menos 80% da matéria-prima utilizada no processamento.

A obrigação vale para indústrias processadoras que tenham fontes de financiamentos com algum tipo de subvenção ou recursos do Tesouro Nacional ou de bancos estatais, e não apenas do BNDES.

O relator na comissão, deputado Carlos Melles (DEM-MG), ampliou o percentual mínimo de compras de produtores independentes de 40% do volume de laranja processada na safra, como estava no projeto original (PL 3541/12), do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP).

Melles disse que foi convencido pela Associação Brasileira de Citricultores a aumentar o percentual mínimo porque as indústrias já comprariam algo entre 55% a 60% dos citricultores independentes.

Segundo Melles, a proposta cria mecanismos de estímulo de crédito para dar maior estabilidade ao mercado de frutas cítricas, garantindo que pequenos produtores possam permanecer na atividade. “A verticalização afeta a viabilidade econômica dos produtores rurais, comprometendo a permanência de agricultores na cadeia produtiva da laranja”, afirmou.

Ajuste de Conduta
A obrigação será formalizada por termo de ajuste de conduta (TAC) entre a indústria e a instituição financiadora. O uso do TAC foi incluído por Melles na proposta.

O relator também estabeleceu critérios para orientar a destinação do financiamento, como priorizar recursos para instalação de pequenas e médias agroindústrias; fomentar a redistribuição geográfica da produção e do processamento da laranja, além da instalação de pomares agroecológicos.

Modalidades de financiamento
O texto estende ainda a obrigação a todas as modalidades de financiamento, não só para as voltadas à instalação de novas indústrias, mas também as de expansão, ampliação, financiamento de estoques, compra de máquinas e equipamentos, veículos automotores e linhas de crédito de capital de giro e custeio.

Conforme a proposta, a obrigação será mantida até a liquidação do financiamento.

A comissão rejeitou projeto apensado (PL 4693/12) que responsabiliza a empresa tanto pelo plantio da laranja quanto pela fabricação de derivados. “É uma medida excessivamente intervencionista na atividade empresarial privada”, disse Melles.

Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3541/2012

Íntegra da proposta