Educação, cultura e esportes

Câmara comemora dia de Nossa Senhora Aparecida

08/10/2018 - 17:58  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Homenagem ao dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Plenário da Câmara durante sessão solene em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, cuja a data é festejada no próximo 12 de outubro 

Em homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no próximo 12 de outubro, a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (8), sessão solene requerida pelo deputado Rôney Nemer (PP-DF).

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a popularidade da Santa no Brasil. “A imagem da Santa negra é venerada no maior santuário do mundo dedicado a Maria, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizado no Vale do Paraíba”, disse.

“No ano passado, a festa que celebrou os três séculos da descoberta da imagem, o templo recebeu aproximadamente 200 mil visitantes oriundos de todas as partes do país e do mundo, o que atesta a fé admirável do povo brasileiro”, completou.

Compaixão
Maia também lembrou da história de Nossa Senhora Aparecida e pediu para que, em tempos de eleição, seus devotos cultivem as virtudes e os valores que a Santa representa, entre eles o amor ao próximo, o respeito à diversidade, fraternidade, compaixão e solidariedade.

“Que uma paz sólida e duradoura possa reinar no Brasil. Isso é o que todos nós, comprometidos com os elevados valores democráticos, conquistados a duras penas pela sociedade brasileira, almejamos e defenderemos sempre com nosso o mais rigoroso empenho e ardor”, declarou o parlamentar.

O deputado Rôney Nemer concorda com os princípios destacados por Maia. “Jesus nunca teve preconceito nenhum. Ao contrário, ele não escolheu as melhores pessoas para estarem do lado dele. Ele não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. Ele abraçava todo mundo e a política é uma das grandes formas de caridade, através dela pode-se e deve-se ajudar o próximo fazer o bem”, afirmou. “Precisamos, sim, para atender esse pedido do presidente Rodrigo Maia, que Nossa Senhora e Deus possam abençoar esse Parlamento, os novos dirigentes estaduais e do Brasil”, completou.

História

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando três pescadores saíram a procura de peixes. Depois de várias tentativas sem sucesso, um dos pescadores lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua padroeira, por determinação do Papa Pio XI.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.