Educação, cultura e esportes

Câmara comemora centenário da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta terça-feira (12)

12/06/2018 - 18:00  

Em homenagem aos cem anos Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (Ieadern), comemorado no último mês de maio, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (12), sessão solene requerida pelo deputado Antônio Jácome (Pode-RN).

De acordo com o deputado Antônio Jácome, a sessão solene tinha o objetivo de registrar no parlamento brasileiro a história da Ieadern, uma organização que, segundo o deputado, “baseada nos princípios cristãos, vem não apenas oferecendo suporte espiritual a seus membros e congregados, mas também servindo a comunidade por meio de trabalhos voluntários de assistência social”.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos cem anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte
Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN comemora cem anos

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que a Ieadern é uma instituição pujante e viva, cuja força se comprova nos números. “Contando com vários milhões de membros, a Assembleia de Deus é a maior denominação evangélica no país, mas, para além disso, ressalta o fato de que não para de expandir-se em termos de participantes, templos e serviços”, disse.

O deputado Jácome completou dizendo que o crescimento da Ieadern “pode ser conferido na multiplicação de templos e congregações, na construção da escola teológica, na manutenção de creches e de lares para idosos, além da estruturação de missões transculturais extrapolando os limites geográficos do estado e do país”.

Perseguição
Durante a solenidade, Jácome lembrou da perseguição que os primeiros pastores da Assembleia de Deus sofreram. “Se lembrarmos que até mesmo se negavam copo de água ou a venda de um pão aos adeptos da então chamada Nova Fé, a fé Pentecostal, pode-se compreender a enormidade dos obstáculos dissipados”, relembrou.

O deputado Pastor Eurico também destacou a perseguição religiosa sofrida pela Igreja em seu início. “É uma honra poder falar a respeito da Assembléia de Deus, uma igreja que muito sofreu, muito foi perseguida, onde muitos pastores até tiveram suas vidas ceifadas por simplesmente pregar o evangelho”, destacou.

Ieadern
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte foi fundada em 24 de maio do 1918. A Ieadern tem raízes no movimento iniciado em 1911, no estado do Pará, quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Igreja Assembleia de Deus, chegaram ao Brasil. Hoje, ela é a maior denominação do estado com 1600 templos em 167 municípios.

Reportagem – Larissa Galli
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.