Educação, cultura e esportes

Câmara dos Deputados terá exposição de obras de Athos Bulcão

Obras do artista poderão ser vistas de 2 de fevereiro a 26 de março. A exposição, realizada em parceria com a Fundação Athos Bulcão, tem entrada franca.

28/01/2015 - 19:57  

Divulgação
Padrão de azulejos de Athos Bulcão no Salão Verde do Congresso Nacional.
Padrão de azulejos de Athos Bulcão no Salão Verde do Congresso Nacional.

A exposição Arte e Integração conta com 46 obras do artista plástico Athos Bulcão, entre painéis de azulejo, acrílica sobre tela, fotografias e projetos arquitetônicos pertencentes ao acervo da Fundação Athos Bulcão (DF) e ao Museu de Arte Moderna (RJ).

A exposição será aberta na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, e prossegue até 26 de março na Galeria de Arte do 10 º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17 horas.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1918, Athos Bulcão estudou medicina, mas deixou o curso para dedicar-se à pintura. Tem obras espalhadas pelo Brasil e em 10 países. Destacam-se os edifícios Niemeyer, em Belo Horizonte; Manchete, no Rio de Janeiro; e Gropius, no Recife. No exterior, uma das referências é o Painel de Azulejos na Embaixada do Brasil, em Cabo Verde, na África, e o Relevo em Madeira e Fórmica, na Embaixada do Brasil, em Lagos, na Nigéria.

Brasília
Seu trabalho está intimamente associado à Brasília, onde trabalhou em vários projetos com o arquiteto Oscar Niemeyer: alguns destaques são os relevos do Teatro Nacional Cláudio Santoro e os painéis da Catedral Metropolitana de Brasília. Só na Câmara dos Deputados são 12 obras espalhadas em todos os edifícios do complexo.

Divulgação
Athos Bulcão

Athos Bulcão trabalhou em vários projetos com o arquiteto Oscar Niemeyer em Brasília.

Bulcão foi amigo de alguns dos mais renomados artistas brasileiros modernos, maiores responsáveis por sua formação: Jorge Amado, Enrico Bianco - que o apresentou a Burle Marx -, Vinicius de Moraes, João Filgueiras Lima – Lelé -, Ceschiatti e Manuel Bandeira, entre outros. Aos 21 anos, conheceu Portinari, com quem trabalhou como assistente no Mural de São Francisco de Assis, na Pampulha (BH), e aprendeu muitas lições importantes sobre desenhos e cores. Athos Bulcão faleceu em 2008, aos 90 anos, em Brasília.

Fundação Athos Bulcão
Criada em 18 de dezembro de 1992 e instalada em Brasília, seu objetivo é o de preservar e divulgar a obra do artista, desenvolvendo projetos que visam contribuir para a formação dos jovens e o acesso à cultura, além de promover a arte, a cultura e a participação social.

Saiba mais sobre Athos Bulcão

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.