Educação, cultura e esportes

Divulgados projetos vencedores do Câmara Mirim 2014

Autores das três propostas selecionadas virão a Brasília defender suas ideias em sessão simulada no Plenário da Câmara.

23/09/2014 - 19:11  

Divulgação
Logo do resultado do Câmara Mirim
Textos aprovados por estudantes no Câmara Mirim poderão ser apadrinhados por deputados e passarem a tramitar de verdade.

Foi divulgada a relação dos três estudantes vencedores do programa “Câmara Mirim 2014”, iniciativa desenvolvida pelo site infantil da Câmara dos Deputados, o Plenarinho. São eles: Francisco Alves Quirino, de Afogados da Ingazeira (PE); Lívia Pessoa Carneiro, de Belo Horizonte (MG); e Zack Igor Nascimento de Carvalho, de Serrinha (BA).

Os três alunos do ensino fundamental tiveram seus projetos de lei escolhidos por uma comissão de servidores da Casa. O Câmara Mirim é um programa que possibilita a meninos e meninas de todo o País “virarem” deputados por um dia.

Francisco, Lívia e Zack virão a Brasília para participar de uma sessão simulada no dia 30 de outubro no Plenário Ulysses Guimarães – na ocasião, eles vão discursar na tribuna e terão seus projetos votados por outros 400 alunos do 5º ao 9º ano. As despesas com transporte e hospedagem dos três autores serão custeadas pela Câmara.

No final da sessão, os textos aprovados pelos estudantes serão enviados para as comissões adequadas ao tema da Casa, e um deputado poderá apadrinhar o projeto para que ele tramite de verdade.

Entenda as propostas
Os três projetos escolhidos dispõem sobre educação e cultura – na edição deste ano, o Câmara Mirim recebeu mais de 700 propostas com sugestões de alunos, das cinco regiões do Brasil, para resolver diferentes problemas de suas comunidades e do País.

O projeto de Francisco Quirino, de 13 anos, estabelece a criação de uma "Conferência Nacional Infantojuvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio (CNIJE)", a ser realizada a cada quatro anos. A medida busca assegurar a aplicação dos direitos estudantis previstos na Constituição. Francisco estuda na Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque.

Já Lívia Carneiro, de 12 anos, estuda no Colégio Bernoulli, que já teve alunos vencedores em edições passadas do Câmara Mirim. A proposta de Lívia pretende incentivar a leitura: para tanto, determina que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS.

Por sua vez, Zack de Carvalho teve a ideia de distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, jovens e adolescentes que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupos teatrais, orquestras, e sambas de roda. Segundo Zack, o texto contribuirá para a formação do artista do futuro.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.