Direitos Humanos

Câmara promove eventos em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

A data, celebrada hoje, busca chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil

20/11/2017 - 08:30   •   Atualizado em 20/11/2017 - 13:05

A Câmara dos Deputados celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta semana, com eventos que promovem uma reflexão sobre a situação do negro no País. A programação tem início nesta segunda-feira, às 11 horas, com uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, e prossegue durante a semana com ato político, o lançamento de publicações e a realização de palestra.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado hoje. A data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão.

A sessão solene que abre a programação alusiva à data terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e também poderá ser acompanhada pela internet. A homenagem foi requerida pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Damião Feliciano (PDT-PB) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

Publicações e ato político
Na terça-feira (21), às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, haverá o lançamento do relatório “A Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno”. O evento é organizado pela Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

Ainda na terça, às 16 horas, haverá um ato político em homenagem à data, no Hall da Taquigrafia, com a presença de deputados e representantes de entidades da sociedade civil.

Já na quinta-feira (23), às 10h30, no Salão Nobre, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Edições Câmara lançam o livro “Repertório Bibliográfico sobre a Condição do Negro no Brasil”. A obra reúne uma bibliografia abrangente e diversificada de textos que informam, debatem, analisam, refletem e denunciam a condição do negro ao longo da história do Brasil, da colonização até os dias atuais.

O evento de quinta contará ainda com a palestra Outros Olhares sobre o Brasil, de Joseanes Lima dos Santos, representante do movimento Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.