Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão realiza audiência para conhecer estudo do Banco Central sobre blockchain

24/10/2017 - 08:50  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza hoje uma audiência pública para debater “a prova de conceito em blockchain do Sistema de Pagamentos Brasileiro desenvolvida pelo Banco Central do Brasil.”

Blockchain é a mesma tecnologia que está por trás da moeda virtual Bitcoin. Trata-se de banco de dados com regras preestabelecidas que pode ser consultado por várias pessoas por meio da Internet.

O deputado Wilson Filho (PTB-PB), autor do requerimento para realização da audiência, observou que “há a necessidade de debate sobre projetos pioneiros de governo em blockchain e o trabalho do Banco Central do Brasil foi excepcional no sentido de avaliar vários aspectos dessa importante tecnologia”.

Foram convidados para a audiência: os representantes do Banco Central Aristides Andrade Cavalcante Neto e Rafael Sarres de Almeida; o representante do Centro de Informática da Câmara dos Deputados Fernando Torres; e o representante do Departamento de Comissões da Câmara Ricardo Fernandes Paixão.

Participação popular
O debate está marcado para as 14 horas, no plenário 9.

A audiência será interativa e os interessados poderão enviar perguntas e comentários por meio do portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.