Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões buscam alternativa para evitar despejo da Embrapa no DF

22/04/2014 - 23:33  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para discutir o projeto do Governo do Distrito Federal que intenta transformar em zona urbana, área da Embrapa utilizada para a pesquisa agropecuária. Superintendente do Ibama no DF, Luiz Eduardo Leal de Castro Nunes
Luiz Eduardo: critica o fato de o Ibama não ter sido consultado sobre o licenciamento ambiental da área para loteamento.

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovaram, nesta terça-feira (22), moção contra projeto do governo do Distrito Federal (GDF) que quer transformar em zona urbana a área atualmente usada para a pesquisa agropecuária pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Embrapa Cerrados, localizada na região administrativa de Planaltina, tem sido a mais importante unidade da Embrapa no desenvolvimento de pesquisas agropecuárias para o cerrado. No entanto, o governo do DF quer retirar cerca de 90 hectares da área para a implantação de projeto de assentamento para quase cinco mil famílias.

De acordo com o deputado Izalci (PSDB-DF), que sugeriu a realização de audiência pública, as duas comissões querem o DF transfira para a Embrapa a escritura da posse da terra. Ele anunciou também que haverá uma reunião da Bancada do DF na quinta-feira (24) para discutir o tema.

Deficit de moradia
O subsecretário de Habitação do DF, Paulo Valério, que participou do debate, justificou o projeto. Segundo ele, milhares de famílias buscam soluções de moradia na região norte do DF.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para discutir o projeto do Governo do Distrito Federal que intenta transformar em zona urbana, área da Embrapa utilizada para a pesquisa agropecuária
Manifestantes participaram da audiência.

A área teria sido escolhida por ficar à margem da BR-020, em uma área propícia para o adensamento populacional, que fica junto a uma área urbana e pertence à Terracap, que é a empresa pública responsável pela venda de terras públicas no DF.

Já o subsecretário de Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF, Jânio Rodrigues, explicou que, pelo plano, o futuro bairro Planaltina Parque deverá ser construído pelo programa Morar Bem, que é o equivalente local do Minha Casa Minha Vida, para abrigar 19 mil habitantes. "O empreendimento tem importância social, ou seja reduzir o déficit social urbano.”

Abastecimento de água
A promotora de Justiça Cristina Rasia Montenegro discorda, contudo, que a obra seja benéfica. "Os projetos atropelam a questão ambiental no DF. Se em 2006, havia problema de abastecimento de água naquela região, não será agora, oito anos depois, que região, que é de nascentes, conseguirá receber quase 20 mil pessoas. Não terá água para esses apartamentos", declarou.

De acordo com a promotora, o sistema hídrico da área é sensível e, portanto, esse adensamento será preocupante.

Cristina Rasia disse também que a Constituição protege a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico tanto quanto protege a questão da moradia. "A Embrapa é um difusor de conhecimento e de progresso científico e tecnológico. Estamos preocupados com a questão hídrica, com a falta de estudos prévios de impacto ambiental e com a falta de respeito com a Embrapa Cerrados."

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Subsecretário de Habitação do Distrito Federal, Paulo Valério concede entrevista
Paulo Valério: a área foi escolhida por ficar à margem da BR-020, junto a uma área urbana e pertencente à Terracap.

Posição semelhante tem o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no DF, Luiz Eduardo Nunes. Ele criticou o fato de o Ibama não ter sido consultado sobre o licenciamento ambiental da área.

Nunes acrescentou que não pode opinar sobre os pormenores do projeto por não ter tido sequer acesso à proposta. Sobre a região para onde o projeto está previsto, contudo, ele comentou que a questão do abastecimento de água no DF é realmente preocupante. "Acho que os órgãos ambientais precisam ser consultados nesse debate.”

O estudo de impacto ambiental sobre o projeto Planaltina Parque deve ficar pronto nos próximos 90 dias.

Inovações
A pesquisadora Ieda Mendes, da Embrapa Cerrados, explicou que a quando o local da empresa foi escolhido, há 40 quilômetros do centro de Brasília, a área era inabitada. Ela acrescentou que as pesquisas nesses 39 anos buscaram e conseguiram transformar o cerrado em solo produtivo, o que era inimaginável quando a empresa foi fundada. "Conseguimos ter a única área tropical altamente produtiva do mundo e isso se deve muito à Embrapa", disse.

Ieda Mendes disse também que a unidade de Brasília foi responsável por profundas inovações. "O solo do cerrado não dava para nada, com a ciência conseguimos reverter isso e plantar grãos como soja, milho e feijão”, disse.

A cientista acrescentou ainda que as terras levam décadas para ficarem adequadas a estudos e, após 40 anos, trata-se de um dos ambientes mais importantes para a pesquisa no País. "No século 21, mais do que nunca os resultados afetam positivamente a população, aumentando a produção e tornando a alimentação mais barata. Temos certeza que existem outras terras para moradia no DF além das terras da Embrapa Cerrados, que é um patrimônio não apenas da cidade, mas do País."

Leis distritais
O diretor extraordinário de Habitação e Regularização Fundiária de Interesse Social da Terracap, Luciano Nóbrega Queiroga, explicou que o GDF se utilizou de duas leis distritais para exigir a concessão da área para a construção do projeto habitacional, sendo o processo de despejo, portanto, legal.

Reportagem - Juliano Machado Pires
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.