Agropecuária

Comissões vão debater política cafeeira nesta manhã

24/08/2017 - 08:45  

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços promovem nesta quinta-feira (24) audiência pública para discutir a política cafeeira. O debate será realizado a pedido do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado Carlos Melles (DEM-MG).

Alex Ferreira/Câmara
Reunião Ordinária. Dep. Carlos Melles (DEM - MG)
Carlos Melles: "Precisamos propor soluções efetivas e duradouras”

Melles afirma que, nos últimos anos, o Brasil está perdendo bilhões de dólares em exportações de café. “O mais grave é que milhares de pequenos e médios produtores, que têm no café sua principal atividade econômica e social, estão empobrecendo”, declarou.

Segundo o deputado, para melhorar a situação do País, é necessário vencer a apatia e o medo e definir uma política à altura da realidade do setor. “Precisamos, de uma vez por todas, colocar à mesa nossas reais dificuldades e propor soluções efetivas e duradouras”, completou.

A audiência também foi sugerida pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT); pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG); e pelos deputados Covatti Filho (PP-RS) e Goulart (PSD-SP).

Convidados
Entre os convidados para discutir o assunto estão:
- o conselheiro-chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Ministério das Relações Exteriores, Rodrigo Estrela;
- o diretor do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel da Costa e Silva;
- o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro;
- o presidente da Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), José Marcos Rafael Magalhães;
- um representante do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC).

Confira a lista de convidados completa

A audiência pública será realizada no plenário 6, a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.