Economia

Real valorizado afasta turista estrangeiro, diz especialista

08/06/2011 - 12:50  

A coordenadora do movimento pela Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, disse há pouco que a política de juros elevados praticada pelo Banco Central brasileiro provoca uma valorização cambial exagerada do Real e desestimula os turistas estrangeiros a virem para o Brasil.

Em contrapartida, o valor alto da moeda nacional estimula os brasileiros a ir gastar no exterior, o que complica o fechamento das contas nacionais. Segundo Maria Lúcia, em 2010 o déficit entre as despesas de brasileiros em outros países e quanto os estrangeiros gastaram no País foi de R$ 10 bilhões.

Maria Lúcia participa de audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Turismo e Desporto para discutir o Projeto de Lei 1375/07,  que concede às empresas do setor de turismo receptivo os mesmos benefícios fiscais atualmente concedidos pela União aos exportadores (isenção das contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico, tais como: PIS, Cofins, CSLL e Cide).

A especialista citou o contingenciamento de verbas e a falta de infraestrutura como outros problemas do setor de turismo. A pasta com maior corte no Orçamento deste ano foi o Ministério do Turismo, com diminuição de 84% da dotação. “Mas, todas as áreas do orçamento estão sendo sacrificadas porque a dívida consome 45% do total”, acrescentou.

O debate ocorre no Plenário 5.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem – Tiago Miranda
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1375/2007

Íntegra da proposta